Cases de tecnologia em gerenciamento para pecuária
Na atividade leiteira a gente sabe muito bem que o consumo de silagem é grande, pois, a silagem é um dos alimentos mais importantes na dieta das vacas lactantes. Ela é responsável pelo fornecimento de fibras e energia, alguns dados apontam que uma vaca consome em média, três toneladas de silagem ao longo da sua lactação.
E assim como o consumo é alto, o cultivo de forrageiras para silagem não pode parar, como diz o ditado “quem planta, um dia colhe”, assim segue o produtor na lida do plantio e colheita, para manter seu rebanho bem alimentado. Mas esse processo de plantio e colheita não é tão rápido como parece, a natureza tem seu tempo e nós precisamos respeitar, por isso, de alguns anos para cá, é comum o produtor de leite trabalhar no seu plantio com a Safra e a Safrinha.

Mas aí vem as dúvidas em relação a safrinha, sobre a sua qualidade, capacidade nutritiva, se ela vai atender as necessidades da dieta e se financeiramente irá compensar todo o trabalho e investimento. Pois bem, no dia 08 de abril de 2022 o site MilkPoint publicou um artigo sobre Safra vs Safrinha e nele citou um recente estudo sobre os dois plantios: Recentemente, nós finalizamos um estudo avaliando lavouras de milho para silagem na safra e na safrinha nos estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Goiás durante 2 anos consecutivos (Lima et al. 2022). Os resultados mostraram que a queda de produtividade média da safra para a safrinha é de 30% (Tabela 1).
Com base no estudo apontado pelo site MilkPoint, existe uma desvantagem em relação ao plantio da Safra e da Safrinha, o que consequentemente implica na questão nutritiva do alimento. Mas calma aí, que a Safrinha ainda não é vista como um investimento negativo, pois, apesar da sua produtividade ser inferior a Safra, ela ainda é positiva em relação ao reabastecimento do estoque de silagem, assim garantido que não falte o alimento na dieta das vacas, e que não precise investir extremamente nesse produto.

Considerando que o fator climático é importantíssimo na definição de sucesso da colheita, a Safra é tida como o plantio mais adequado, devido as condições climáticas frequentes nesse período (agosto a outubro). Já na Safrinha, a planta de milho não tem o seu potencial maximizado, principalmente devido as limitações hídricas.
Portanto, entendemos que o plantio da Safrinha apresenta valor nutritivo inferior, o que é visto como uma desvantagem em relação à Safra, porém, sabemos que por trás da Safrinha existe a estratégia, talvez vista como uma vantagem, que é complementar a quantidade de silagem consumida anualmente e manter seu rebanho bem alimentado.
Reportagem do site MiklPoint: https://www.milkpoint.com.br/colunas/thiago-fernandes-bernardes/silagem-de-milho-safra-ou-safrinha-229657/?utm_source=milkpoint&utm_medium=natadasemana&utm_campaign=abril-2022&utm_content=silagem-de-milho-safra-ou-safrinha-229657
Referência Fotográfica: https://blog.aegro.com.br/milho-para-silagem/
Continue Lendo
Como calcular os custos na produção de silagem
Apesar de ser um alimento com baixo custo de produção, fazer silagem requer um bom planejamento.
Impactos causados pelo estresse térmico em vacas leiteiras
Até 2050 está previsto um aumento de 1,5° C na temperatura. prejudica na pecuária leiteira.
